
KoalaSync vs. partilha de ecrã: quando é que a sincronização de vídeo é melhor?
Partilhar o ecrã funciona e, por vezes, é suficiente. Uma pessoa partilha o ecrã, todos os outros vêem e pronto.
Mas para longas noites de cinema ou para ver episódios juntos, pode tornar-se irritante. A qualidade do vídeo depende da velocidade de upload de quem partilha, do CPU, do browser e da compressão aplicada pelo Discord, Teamspeak, Zoom ou outra aplicação de chamadas. Além disso, apenas uma pessoa controla a reprodução.
Quando a partilha de ecrã é suficiente
Partilhar o ecrã é bom quando se pretende a configuração mais rápida possível. Se apenas uma pessoa tiver acesso ao vídeo ou se todos concordarem que uma pessoa controla a reprodução, a pausa e o avanço/retrocesso, esta pode ser a opção mais simples.
Também faz sentido quando a qualidade não é um fator crucial, quando ninguém precisa das suas próprias legendas ou definições de áudio e quando a pessoa que está a partilhar se sente confortável em mostrar a janela do browser ou o ecrã.
Onde a partilha de ecrã se torna irritante
A maior desvantagem é que nem todos estão a ver nos seus próprios leitores. Uma pessoa transmite o seu ecrã e todos os outros apenas vêem essa transmissão.
Isto pode significar pior qualidade de vídeo, áudio comprimido, reprodução diferida e menos controlo para todos os outros. As legendas e as faixas de áudio também são definidas pela pessoa que está a partilhar.
Há também a questão da privacidade. Se alternar entre janelas ou separadores, as pessoas podem ver brevemente os seus separadores do browser, e-mails, Reddit, chats ou outros conteúdos privados. Pode contornar isto com uma janela separada, mas ainda é algo que tem de considerar.
Porque é que o KoalaSync pode parecer mais limpo
O KoalaSync não transmite o seu ecrã. Cada pessoa vê o vídeo localmente no seu próprio browser, e o KoalaSync mantém sincronizadas apenas as ações de reprodução, como reproduzir, pausar e avançar/retroceder.
Isto significa que todos podem utilizar o modo de ecrã inteiro nos seus próprios dispositivos, utilizar as suas próprias definições de legendas ou áudio, se o leitor for compatível, e manter o chat de voz separado no Discord, Teamspeak ou outra chamada.
Para as noites de cinema, isto pode parecer muito mais limpo do que uma pessoa a transmitir o seu ecrã. É especialmente útil para configurações baseadas no browser, como Emby, Jellyfin, Plex, ficheiros locais abertos no browser, domínios privados ou outros sites com leitores de vídeo comuns do browser.
Limitações honestas
O KoalaSync não substitui uma chamada de voz. Se quiser conversar enquanto assiste, utilize ainda o Discord, Teamspeak, Signal, WhatsApp ou qualquer outra aplicação que utilize normalmente.
Todos também precisam de ter acesso ao vídeo ou à página nos seus próprios dispositivos. O KoalaSync não ignora as subscrições, logins, DRM, restrições regionais ou regras de plataforma.
Atualmente, funciona apenas em navegadores de desktop, não tem chat ou recurso de voz integrados e a compatibilidade depende sempre do navegador e do leitor de vídeo.
Resumo
Partilhar o ecrã é a opção mais simples quando se quer algo rápido e não se liga muito à qualidade, privacidade ou controlo individual. O KoalaSync é mais adequado quando todos devem assistir localmente nos seus próprios browsers e a sessão deve parecer mais como assistir em conjunto.